samedi 25 avril 2020

Sugestões de trabalho para os alunos EILE e ELVE dos professores Laura Barreira e Gilberto Varandas Iria.



Caros pais, caros alunos, caros amigos . 
Esperamos que estejam todos bem de saúde neste momento tão complicado de confinamento.
Continuamos a trabalhar à distância .  É muito importante de mantermos este elo de ligação e de prosseguir a nossa aprendizagem.
Sabemos que não é fácil e que nem sempre têm as condições necessárias  , mas aproveitem este tempo que nos é dado a todos para transmitir aos vossos filhos a nossa língua e a nossa cultura. 
Da nossa parte , procuraremos  enviar-vos  trabalhos que nos permitam avançar.
Agradecemos a vossa colaboração .
Informamos também que na RTP 2 há aulas para os alunos entre as 13h e as 13h 30 de Português lingua não materna . Podem aproveitar este momento.
Informamos igualmente que os exames de certificação marcados para o dia 16 de maio de 2020 foram adiados para novembro, com data a confirmar.

Proposta de trabalhos para estas semanas .
1a semana :
Nesta primeira semana propomo-vos um trabalho sobre o 25de abril que é a festa da Liberdade.
Podem ver e ouvir o trabalho de uns alunos que explicam muito bem o significado da revolução do 25 de abril.
Depois podem ouvir este conto que se chama «  O Tesouro » de António Mota.


Em seguida envio-vos estes desenhos que vos podem dar ideias para fazerem um desenho sobre esta revolução.
Livro - 25 de Abril de 1974 - A revolução do cravos - Livros de ...
Os alunos de CM1 e de CM2 podem escrever umas frases sobre o que é a Liberdade.
25 abril no infantario - Pesquisa Google | 25 de abril, Cravos ... 

                                   


Agora temos aqui uma poesia para aprender.

Os alunos de CE1 podem aprender as duas primeiras linhas.
Os alunos de CE2 podem aprender as seis primeiras linhas.
Os alunos de CM1 e de CM2 podem aprender a poesia toda.
No final podem fazer um desenho com as palavras mais importantes da poesia.
Depois podem fazer uma fotografia e enviarem-me. Gostaria muito.
Podem também gravar-se a dizer a poesia e também me podem enviar.



Urgentemente

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
é urgente destruir certas palavras.
odio, solidão e crueldade,
alguns lamentos
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
Eugénio de Andrade ANDRADE, E., Até Amanhã, 1956.

E agora vamos cantar uma canção sobre o 25 de abril porque a Liberdade é mesmo muito importante..

letra da canção:

Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo cualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.



2 a semana :
Nesta semana vamos trabalhar sobre a alimentação.
Vamos aprender e recordar o nome de alguns alimentos e realizar alguns exercícios que envio em anexo.
Também vos envio  estes linkes  para visualizarem. 
Vamos aprender a cantar com a Xana e com a Ana.
Canção : A Xana Toc Toc  na horta

Canção : A Ana e as frutas 


Depois vamos ouvir um conto que nos é apresentado pela professora Magda Borges.
Conto: A árvore na escola

Depois podem fazer um desenho ou uma banda desenhada.
Por fim, podem fazer uma fotografia e mandar-ma . Eu gostaria muito.

3a semana 
Propomo-vos a todos a realização de um bolo o qual deve ser decorado de forma original. Vamos ver quem é que nos apresenta o bolo mais divertido.
Como é natural queremos que nos enviem as fotografias. Ficamos à espera !!!
Agradecemos a vossa colaboração .
Desejamos a todos muitas alegrias e felicidades . Cuidem bem de vocês e das vossas famílias. 
Fiquem bem !!!
Com muita amizade, os professores,
Laura Barreira e Gilberto Varandas Iria

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire